Um Só Senhor, Uma Só Fé, Um Só Batismo

Um Só Senhor, Uma Só Fé, Um Só Batismo

Os Ensinamentos Essenciais para à Formação da Fé na Igreja do Nazareno

Toda organização que sobrevive ao longo do tempo é capaz de atribuir sua longevidade a uma profunda combinação de propósitos, crenças e valores. Isto é uma verdade na história da Igreja do Nazareno. Ela surgiu para pregar, ensinar e exemplifi car santidade de coração e vida como a verdadeira essência da sua vocação de fazer discípulos à semelhança de Cristo nas nações. O nosso presente e futuro como denominação dependem de nossa fi el participação na missão de Deus e em nosso envolvimento nesta distinta vocação dada por Deus a nós como uma de muitas outras igrejas cristãs.

Conforme a nossa denominação se expande globalmente, é adequado identifi car não apenas as nossas características específi cas, mas também como a nossa teologia deriva das Sagradas Escrituras e como ela se harmoniza com a tradição da Igreja ao longo de dois milênios, com a razão humana iluminada pelo Espírito Santo e com a experiência cristã. Este livro apresenta-se como tal iniciativa.

Nossos antepassados espirituais desenvolveram credos, confi ssões de fé e doutrinas porque temiam que a vida cristã pudesse perder a sua forma distinta a menos que os crentes pudessem publicamente afi rmar e incorporar, com convicção, as crenças centrais do Cristianismo. A fé cristã é muito mais do que o conhecimento ou a citação mecânica de dogmas. É um modo de vida específi co com um modelo que pode ser descrito. Por exemplo, a esperança cristã não é simplesmente o poder do pensamento positivo, mas uma expectativa mais específica de que, da disfunção e desespero do pecado, Deus é capaz de trazer reconciliação e levantar da morte uma nova vida. Em nossa tradição, nós expressamos a esperança como o otimismo da graça. Um tema constante na pregação e no ensino baseado nas Escrituras e tradições é que as convicções essenciais de fé não podem ser fundamentadas em vagos sentimentos e opiniões subjetivas.

De fato, doutrinas têm a intenção de articular princípios básicos e fundamentais já praticados na comunidade cristã. Um documento, como uma profissão comunal ou um catecismo — como algumas igrejas chamam, possui um grau de autoridade institucional, porque cresce a partir da vida da igreja. Ao olharmos para os credos antigos, as confissões teológicas e outros documentos históricos de formação de fé, descobrimos padrões que têm o poder de falar a novas gerações nos diferentes e desafiadores contextos do século XXI. Este livro, Um Só Senhor, Uma Só Fé, Um Só Batismo, pretende continuar essas conversas do passado e historicamente prolongadas para o presente enquanto ajudamos as novas gerações de cristãos fiéis a promoverem os valores essenciais de nossa denominação: um povo cristão, de santidade e missional.

Uma visão mais abrangente para este documento é de fazer mais do que apresentar informações acerca de Deus ou o plano divino para a nossa salvação. Fundamentalmente, este documento procura concentrar a nossa adoração a Deus e a Ele somente. Ele merece toda honra e glória. Nosso maior louvor e adoração devem fluir de tudo o que é lido e entendido nestes parágrafos. “Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!” (Salmo 19:14).

Quatro diretrizes para esta iniciativa de formação de fé criaram o formato deste livro: o Credo Apostólico, os Dez Mandamentos, os Sacramentos, e a oração do Pai Nosso. Juntos, eles compõem uma nova configuração para explorar e compreender a fé cristã como é defendida pela Igreja do Nazareno dentro de sua tradição teológica.

Um Só Senhor, Uma Só Fé, Um Só Batismo segue as quatro diretrizes de formação clássica da fé:

  1. O Credo Apostólico
  2. 2. Os Sacramentos
  3. Os Dez Mandamentos
  4. A Oração do Pai Nosso

Tabs

Subscribe to Um Só Senhor, Uma Só Fé, Um Só Batismo