A semelhança de Cristo: Uma obra profunda sobre o plano de Deus para um povo santo

Toda a obra de Deus é maravilhosa. A beleza e mis- tério da criaçâo testificam do Seu poder infinito e dos Seus desîgnios omniscientes. Mas a Sua obra-prima é o prôprio homem. Todas as coisas foram criadas por Deus para bem e felicidade do homem.

Esta é a reivindicaçâo ousada da fé cristâ, embora possa parecer um absurdo para os modernos, conscientes da extensâo infinita do espaço exterior e da insignificância relativa do homem.

Jésus ensinou que sô o homem tem valor intrînseco. Todos os outros valores existem em relaçào directa da sua importância para o homem. Esta verdade é a que dâ à cristandade duas dimensôes: uma material e outra espiritual. Os verdadeiros valores, os permanentes, sào espirituais. No entanto, as coisas do espîrito, sendo pes- soais, pertencem ao domînio do homem genuino.

Portanto, a obra de Deus para com o homem é digna de consideraçào. Tudo que Ele faz é para o homem, com o homem e no homem. O que Ele faz pelo homem inclui a criaçâo e tudo o que é belo e bom. O que Ele faz com o homem relaciona-se com a Sua actividade na hïstôria e a consumaçâo final de todas as coisas. O que Ele faz no homem é a Sua obra de salvaçao, libertando-o da escravidâo do pecado.

Nas paginas seguintes interessar-nos-emos, princi- palmente, pela obra de Deus no homem ou, como dizem os teôlogos, pela soteriologia — o estudo da salvaçao. É nossa convicçâo que Deus operou por meio do Seu Filho e continua operando pelo Seu Espîrito — o Espîrito de Cristo — para nos libertar do poder e domînio de todos os pecados da raça humana; para nos criar de novo à Sua semelhança e para "O servirmos sem temor, em santidade e justiça, perante ele, todos os dias da nossa vida" (Lucas 1:74-75).

Este livro trata do piano de Deus para um povo san- to — e da vida de santidade para a quai Ele nos chamou. Numerosos outros se têm escrito sobre tema tào vasto, mas a grande verdade da santidade do coraçâo e vida admite repetiçâo. Daniel Steele escreveu: "Sâo precisos muitos homens para explorar um continente e muitas pessoas para descrever as riquezas insondâveis de Cristo!"

O nosso propôsito ficarâ cumprido se o leitor for desafiado a uma vida santa; e se conseguir compreender e articular melhor, ou sentir fome da obra instantânea de Deus, chamada "inteira santificaçâo". A Palavra de Deus apoia, com clareza, tal ensinamento.

Este é um livro de estudo. Por isso, para melhor o compreender, deve-se ter à mâo uma Biblia e seguir, cuidadosamente, as referências escrituristicas.

As perguntas para discussâo vêm indufdas no fim de cada capîtulo. Também existe um glossârio de termos sobre a santidade e um breve resumo indicando os passos que nos conduzem à vida de santidade ou à semelhança com Cristo, que é a herança de todo o crente.

O Dr. Earl C. Wolf, director do Treinamento para o Serviço Cristâo e o Dr. J. Fred Parker, editor de livros da Casa Nazarena de Publicaçôes, forneceram na prepara- çâo do material conselhos valiosos. Estou grato, particu- larmente, à Comissâo de Treinamento para o Serviço Cristâo e ao Departamento de Evangelismo por me terem dado a honra de preparar este livro-texto sobre a vida de santidade e a nossa doutrina distintiva da inteira santificaçâo.

—John A. Knight

(English title: In His Likeness by John A. Knight)

Tabs

Subscribe to  A semelhança de Cristo: Uma obra profunda sobre o plano de Deus para um povo santo